Júri da Bienal de Coruche anunciado

Júri da BIenal de Coruche
A organização da Bienal de Coruche – Percursos com Arte anuncia o júri da edição 2019: André Banha, Jorge Reis e Luís Marques.

André Banha nasceu em Santarém em 1980 e reside no concelho de Coruche.

Em 2013 recebeu o prémio Distinção Bienal de Artes de Coruche – Percursos com Arte e, no presente ano, é consultor artístico da atual edição.

Artista visual, trabalha regularmente desde 2005. Dos trabalhos mais recentes, assinalam-se WAIT, no CCB, Lisboa, 2019; Vicente, Palácio Pimenta, Museu de Lisboa, 2019; Menção Honrosa com a dupla Atelier Ancar, Bienal de Artes de Coruche – Percursos com Arte, 2017; Caixa – considerações sobre o lugar, Convento de Cristo, Tomar, 2015; Lumina, Cascais, 2015.

Jorge Reis nasceu em Aveiro em 1983 e vive e trabalha em Torres Vedras.

Em 2014 ganhou o prémio Sociedade Portuguesa de Autores para melhor espetáculo de teatro pela Companhia João Garcia Miguel com a peça YERMA. Em 2008 foi distinguido com menção honrosa no concurso 12’’ promovido pela (experimentadesign).

praxis/experiência enquanto curador tem vindo a ser pautada pela indagação da interseção de formas de trabalhar com arte contemporânea, nomeadamente através do uso das tecnologias disponíveis (digitais). Os temas com os quais tem vindo a trabalhar cruzam a relação entre arte contemporânea, ciência e tecnologia – enlaçados pelo conceito de estética relacional de Nicolas Bourriaud (2009), onde se promovem encontros intersubjetivos.

Com o seu trabalho assume como principal objetivo a contribuição para a inovação de práticas e metodologias curatoriais.

Luís Marques nasceu no Recife/Brasil em 1956 e reside no concelho de Coruche. Licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL) em 1981, pós-graduado em Conservação e Recuperação de Edifícios e Monumentos pela ESBAL em 1984/85, é membro efetivo da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Sul.

Atualmente Chefe da Divisão do Património, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano do Município de Coruche.

Membro do júri da Bienal de Artes Plásticas de Coruche, desde 2003. Coordenador geral da Bienal de Artes Plásticas de Coruche – Percursos com Arte a partir de 2013.