Cartaz oficial

O Museu e a Câmara Municipal organizam a décima edição da Bienal de Coruche – Percursos com Arte, subordinada ao tema “Respirar Arte com Sustentabilidade”, que decorre no coração da Vila entre os dias 18 de setembro e 5 de outubro de 2021. Fazendo jus ao tema, é criada uma simbiose entre a obra artística e o espaço envolvente. Este ano, a Bienal envolve toda a sua atividade cultural no meio urbano e arquitetónico, aproximando público, artistas e cultura do ambiente ribeirinho e do centro histórico.

São 10 as obras que contracenam com a paisagem do rio Sorraia, ilustrando a necessidade de conservar o ambiente natural que Coruche proporciona, alertando para o tema global da sustentabilidade. Paralelamente, as Envolvências Locais deste ano são animadas por uma estória de encantar que transforma Coruche numa princesa e que nos transporta para um mundo imaginário. Da imaginação se faz Arte e com Arte se promove a imaginação.

A programação arranca ao final da tarde de sábado, dia 18 de setembro, na Avenida do Sorraia, e é desde logo marcada pela entrega do Prémio Distinção Bienal de Coruche. Ainda na sessão de abertura será apresentado o livro infantil “Coruche, a Princesa”, da autoria de Ana Cláudia Cunha e ilustrado por Liliana Barata, desenvolvido no âmbito das Envolvências Locais.

O dia prossegue com a visita aos Percursos com Arte da Bienal, ao longo dos quais são exibidas as 10 obras finalistas das instalações a concurso, mas também intervenções artísticas, nomeadamente pintura mural dos artistas urbanos Styler, Ruído, Fedor, Smile e Mariana Duarte Santos.

Já no dia 4 de outubro não perca o concerto dos BE-DOM, coletivo de percussão e humor, aclamado pela utilização de objetos residuais e do quotidiano enquanto instrumentos musicais, fazendo da sustentabilidade uma bandeira. Ao longo da Bienal temos diversas exposições que vão além das artes plásticas – mostra de fotografia, teatro, espetáculos musicais e de dança, estátuas vivas, animação de rua, workshops, mostra de cinema e muito mais.

O encerramento é marcado pela apresentação do Catálogo da Bienal e, por fim, por um espetáculo da Oficina d’Artes de Coruche (ODAC).

Coruche é Arte a céu aberto.

Para esclarecimento de qualquer dúvida, pode entrar em contacto com a organização através do e-mail (bienalcoruche@gmail.com) ou do contacto telefónico da Bienal (967 067 422).